Biografia

Paula Nascimento é arquitecta e curadora independente formada pela Architectural Association School of Architecture e pela LSB University em Londres. Colaborou com ateliers de arquitetura no Porto e em Londres antes de fundar Beyond Entropy Africa com Stefano Pansera. Este estúdio de investigação debruçou-se nas áreas da arquitetura-urbanismo-artes visuais e geopolítica e esteve activo entre 2011 e 2016. Paula também foi consultora em vários projetos, incluindo o Pavilhão de Angola para a Expo Milano 2015 e para a Expo Dubai 2020, e colabora frequentemente com diferentes instituições e coletivos de artistas, tanto no continente africano como a nível internacional. Foi membro-fundador do colectivo Pés Descalços, um coletivo multidisciplinar sediado em Luanda que desenvolve projetos na área cultural. Desde 2019 que Paula é a curadora das Galerias Africanas na Arco Lisboa. Atualmente, ela é Presidente do Comitê Artístico da Nesr Art Foundation, membro do Conselho Consultivo do Hangar Centro de Investigação Artística, curadora associada da VII Bienal de Lubumbashi e receptora da 2022 Okwui Enwezor Fellowship Research Grant da Independent Curators International.

Prémios

2022

Okwui Enwezor Fellowship Research Grant - ICI

2017

Certificado de Excelência African Architecture Awards

2016

Prémio Angola 35 Graus – Arte e Cultura

2015

Prémio Arc Vision para Mulheres e Arquitectura – Prémio Especial Expo 2015

2013

Prémio Angola 35 Graus – Arte e Cultura

2013

Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional em 2013 na 55ª Exposição Internacional de Artes Bienal de Veneza

Agenda

2025

29 Maio - 01 Jun.

The Shape of the Ocean / As Formas do Oceano - Arco Lisboa

2025

24 Abr.

University of Wisconsin-Madison

2025

08 Fev. – 15 Mar.

How to Reverse a Spell, Lehmann Contemporary, Porto

Beyond Entropy Africa

Beyond Entropy foi um estúdio de pesquisa que operou no limiar entre arte, arquitetura e geopolítica. Beyond Entropy usou o conceito de energia como uma ferramenta para conceber novas formas de arquitetura além da retórica da sustentabilidade e opera globalmente em situações de crise territorial. Beyond Entropy Africa desenvolveu vários projetos de investigação, desde livros até projetos curatoriais, instalações artísticas, intervenções arquitectónicas, debates públicos e publicações. Entre 2012 e 2016 Beyond Entropy tem sido uma presença regular durante a La Biennale di Venezia com diversos projetos importantes como Beyond Entropy Angola (13ª Biennale Architettura), Luanda, Cidade Enciclopédica, Bienal de Veneza 2013 – Leão de Ouro para melhor Participação Nacional na 55ª Internacional Art Exhibition – e já expôs na Triennale Milano, Bamako Biennial, Experimenta Design,Hangar, Hangar Bicocca, ICA London, Zeitz Mocca, entre outros.

https://www.facebook.com/BeyondEntropyLtd/

Pés Descalços

É um colectivo de artistas, curadores, produtores, pensadores, criado com o objectivo de juntar sinergias e desenvolver projectos culturais, com incidência nas artes. Tem como objectivos a criação de plataformas de colaboração, de partilha e educação e a criação de projectos locais com foco regional e global. Trabalhamos no campo das artes visuais, curadoria, direcção de arte, fotografia, consultoria de projectos culturais, produção artística, oficinas/workshops, entre outros.
http://pesdescalcoscc.org